Blog

Gestão – Como vai o seu S&OP?

São aquelas reuniões intermináveis onde cada um dos participantes entra com uma lista de temas a serem decididos e sai com uma lista ainda maior, com poucas decisões referentes à pauta inicial?

Algo como uma verdadeira “Torre de Babel” onde cada um fala o seu “idioma” e os “feudos” lutam entre si para conquistar os recursos necessários (“puxado a brasa para a sua sardinha”) numa processo “perde-ganha”? Onde invariavelmente o Cliente é quem perde de fato – e é claro a empresa também, porque é o cliente quem “paga a conta” não é mesmo?

Se este for o caso, está na hora de melhorar o seu processo de Planejamento de Vendas e Operações (“S&OP”). Se considerarmos o cenário sócio-político-econômico do nosso país para 2016, com possibilidades de estender-se também em 2017, por que não revisar já o seu processo de “S&OP - Sales & Operations Plan”?

A gestão otimizada da utilização dos recursos da empresa (Máquinas/Equipamentos, Mão de Obra, Materiais, Métodos e Instalações/”Layout”) num período de demanda reduzida é crucial não só para a sobrevivência como para preparar-se para a retomada da economia, preferencialmente à frente da concorrência.

O “S&OP” é uma importante ferramenta para nivelar e alavancar os recursos necessários para o atendimento da demanda em quantidade, qualidade, custos e prazos previstos, ao atuar como uma espécie de “bússola” apontando o “norte” para a empresa, em meio a estratégias e metas que podem mudar ao longo do tempo, sem aviso prévio muitas vezes, colocando em risco a obtenção de resultados financeiros e tornar obsoleto o planejamento prévio, se este for do tipo “estático”.

Nós da WCBM podemos apoiá-lo na revisão do seu processo “S&OP” visando torna-lo mais efetivo, inclusive com a definição e implementação de procedimentos (trabalho padrão) e agenda específica, através de um evento “Kaizen de S&OP”, baseado em princípios e conceitos “Lean e Six Sigma”.

Os profissionais da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria, seguidos de 15 anos em consultoria, e já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança, Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia e S&OP implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.

Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.

Washington Kusabara

Sócio Diretor e Consultor

Fale Conosco