Lean Manfacturing no Carnaval

Nós da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. não queremos aqui fazer referência aos dias que as empresas paralisam as suas atividades total ou parcialmente, a título de liberalidade e “tradição cultural tupiniquim” (pois o Carnaval não é oficialmente um “feriado”), para que os foliões possam “rasgar a fantasia” nos 4 dias de festividades (que em algumas regiões do país, costumam durar muito mais que isso).

Queremos sim, exaltar as semelhanças (que já são do conhecimento, creio, de muitos) entre as Escolas de Samba e as Empresas no que se refere ao “modus operandi”, por tratar-se de uma comparação muito interessante e singular.

Senão vejamos, as Escolas de Samba e as Empresas:

  • Precisam definir suas estratégias, metas e táticas para atingir os resultados pretendidos no prazo previsto (exercício anual)
  • Têm “clientes”, e deles dependem o resultado final
  • Têm “recursos limitados”, em termos de mão de obra, máquinas e equipamentos, materiais, métodos, instalações, dinheiro (“budget”), etc.
  • Têm seus segredos profissionais e alguns “ingredientes secretos
  • Têm que fazer uso não apenas da técnica, mas principalmente da criatividade para vencer os obstáculos que surgem de forma inesperada
  • Têm “Murphy*” como assíduo frequentador “do pedaço”
  • Têm conflitos de interesses e “miopia” entre os gestores (que os impedem de fazer uso de clareza na definição, medição, análise, melhoria e controle de poucos e bons indicadores de performance, que os levariam ao cumprimento das metas na quantidade, qualidade, prazos e custos previstos)
  • Têm que inovar constantemente para se destacarem da acirrada concorrência
  • Têm concorrentes que nem sempre “jogam limpo

*Murphy: A lei de Murphy diz que “se algo pode dar errado, dará”. Engenheiro aeroespacial, Edward Aloysius Murphy formulou sua lei em 1949.

Como já estamos “saturados” de analisar as situações que ocorrem nas empresas, que tal focar agora as Escolas de Samba?

  • “Faça chuva ou faça sol” o Carnaval acontece na data e hora previamente programada, com a participação de várias Escolas de Samba (de diferentes “tamanhos” e enredos)
  • Haja o que houver, a Escola de Samba entra na pista e desfila o seu “produto”, com tempo limite e rígidos critérios de avaliação
  • O Carnaval é a “hora da verdade” para as Escolas de Samba” que verão todos os seus esforços de um ano todo de trabalho coroados (ou não) com o sucesso de ser a melhor do desfile

As Escolas de Samba vencedoras têm algumas características comuns:

  • Contam não apenas com o “envolvimento” dos participantes, mas sobretudo com o “comprometimento” incondicional (MOTIVAÇÃO)
  • São modelos/exemplos de criatividade no enredo e/ou alegorias porque somente sendo “diferentes” para se obter resultados “diferentes” e sair do lugar comum (INOVAÇÃO)
  • Não importa o “tamanho” dos seus “budgets”, elas conseguem tirar o máximo dos recursos disponíveis, superando todas as dificuldades e entregando um “produto” final ao seu público (cliente) excedendo todas as expectativas (LEAN)
  • Aprendem com as derrotas (“lições aprendidas”) e fazem uso delas para se fortalecerem e vencerem (SOLUÇÃO SISTÊMICA DE PROBLEMAS)
  • Têm um modelo invejável de Gestão de Negócios que possibilitam saber onde estão, onde querem chegar, o que têm que fazer, em quanto tempo e que recursos têm para isso. E fazem! Pronto! (SISTEMA DE GESTÃO)

Talvez devêssemos olhar com mais atenção as Escolas de Samba como fonte de inspiração para sairmos da “mesmice” que nos rodeia no dia a dia. Elas aplicam muito dos Princípios e Fundamentos LEAN (muitas vezes sem saber) nas suas conquistas.

Os profissionais da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria, seguidos de 15 anos em consultoria, e já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo, Desenvolvimento da Liderança e Sistema de Gestão Lean do Dia a Dia implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.

Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.

Washington Kusabara

Sócio Diretor e Consultor

Photo by Matheus Frade on Unsplash



Deixe um comentário