Blog

Lean Manufacturing – Onde, Quando e Como Começar?

ONDE COMEÇAR A JORNADA “LEAN”?
QUANDO COMEÇAR A JORNADA “LEAN”?
COMO COMEÇAR UMA JORNADA “LEAN”?

Nós da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. escutamos frequentemente estas perguntas, geralmente feitas por gestores de empresas que ainda não se aventuraram no universo “lean” e que de alguma forma tomaram conhecimento do tema. Ou, muitos até iniciaram algumas iniciativas “lean” mas, não importando as razões, acabaram por desistir total ou parcialmente.

Seja como for, as respostas devem ser precedidas por alguns questionamentos:

  • Existe de fato a necessidade de “fazer algo diferente” na organização para melhorar os resultados financeiros e operacionais da empresa a curto e médio prazos?
  • Todos os gestores (tomadores de decisão) da empresa concordam com essa necessidade e estão cientes de que serão “convidados” a saírem de suas “zonas de conforto” para serem participantes (entenda-se “líderes”) ativos deste processo de mudança e não apenas expectadores?
  • Entre os gestores (tomadores de decisão) da empresa há um clima de “mente aberta” para assimilar e/ou reciclar novos princípios e fundamentos, que muitas vezes “conflitam” com os atualmente vigentes?

Isto posto (e considerando-se respondidas afirmativamente as questões acima), regressemos às perguntas iniciais:

  • ONDE COMEÇAR UMA JORNADA “LEAN”?
    • Um evento de Diagnóstico Financeiro / Operacional definirá os projetos a serem executados com todos os detalhes necessários. A correlação financeira-operacional irá assegurar foco nos poucos e críticos projetos a serem implementados, o que evitará desperdícios de recursos (mão de obra, tempo, dinheiro, etc).
    • Este Diagnóstico deverá seguir de preferência uma metodologia de base “lean” para que se conecte perfeitamente com a fase de implementação, ou seja, o “COMO” começar.
  • QUANDO COMEÇAR UMA JORNADA “LEAN”? (Esta pergunta é geralmente feita porque nas empresas existem em andamento várias iniciativas e/ou estão por iniciar algum projeto específico.)
    • Uma questão crucial é: será que todas as iniciativas em andamento hoje, estão alinhadas com as metas da empresa? É que muitas vezes estas iniciativas são “antigas” e é possível que as metas e prioridades agora sejam outras, diferentes daquelas da época em que foram definidas e colocadas em prática.
      • Desta forma, “pausar” e/ou eliminar aquelas iniciativas que já não estão alinhadas com as metas da empresa é uma forma inteligente de poupar recursos para serem investidos em iniciativas mais críticas do momento. Afinal o “lean” pressupõe a eliminação de desperdícios antes de iniciar efetivamente a melhoria dos processos.

Outro aspecto fundamental: numa empresa tradicional, há muitas iniciativas disseminadas por toda a organização, que normalmente consomem os mesmos recursos como o tempo das (mesmas) pessoas, dinheiro, ... e nem sempre estão perfeitamente alinhadas com as metas da organização (“dar tiros prá tudo quanto é lado” descreve bem essa situação).

  • Assim, garantir um desdobramento sistêmico¹ das metas corporativas estratégicas em projetos focados / ações táticas alinhadas com os objetivos de cada área da organização é essencial para fazer mais com menos (outro fundamento “lean”).

 

 

 

Nota 1: Entenda-se por “desdobramento sistêmico” uma metodologia que cumpra as fases de Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle.

  • Assim a resposta é: COMECE JÁ!
    • E muitos ainda retrucarão: “mas vamos ter resultados somente daqui a 3 – 6 meses”?
      • Resposta: Só se você começar hoje, porque se começar amanhã serão 3 – 6 meses mais 1 dia. Se começar depois de amanhã serão 3 – 6 meses mais 2 dias ... e logo 3 – 6 meses terão transcorridos e nada foi feito ... e as mesmas perguntas acima irão se repetir! Portanto, comece já!
  • COMO COMEÇAR UMA JORNADA “LEAN”?
    • As alternativas são muitas e tudo dependerá das necessidades da sua empresa (de fato, não há outra resposta!)
    • Mas seja qual for, deve ser baseada em fundamentos, conceitos e metodologias confiáveis e de reconhecido sucesso.
    • Nesta fase inicial de implementação da sua jornada lean é altamente recomendável o suporte de uma entidade externa especialista no assunto (“sensei”).

Os profissionais da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria, seguidos de 15 anos em consultoria, e já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo e Desenvolvimento da Liderança, implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.

Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.

Washington Kusabara

Sócio Diretor e Consultor

Fale Conosco