Blog

Lean Manufacturing vs. Meio Ambiente

O LEAN é “VERDE”!

Alguém tem alguma dúvida a respeito desta afirmação? Analisando os Fundamentos e Conceitos Lean, o que podemos concluir?

  • Iniciando pelo “Just In Time (JIT)”, podemos concluir que a otimização na utilização dos recursos disponíveis, focado na necessidade de atender estritamente a demanda do cliente na quantidade, qualidade e prazos estabelecidos, previne desperdícios ao utilizar apenas o que for necessário em mão de obra, máquinas, materiais e espaço através de uma operação padrão para cada produto ou serviço. Isto traz como consequência um menor consumo de materiais e de energia, além de exigir menor investimento em área construída e também na força de trabalho.
  • Outro fundamento Lean é o “JIDOKA” (a tradução para o Português seria “autonomação” – algo como automação com um toque humano, para “liberar” o homem da tarefa de supervisionar a máquina (como se ele fosse um mero acessório da máquina) para que ele possa executar outras atividades que de fato agreguem valor. O propósito aqui é robustecer os processos para eliminar/minimizar as variações que invariavelmente implicam em perdas e/ou reprocessamentos de material, ou seja, aumento de consumo tanto de material como de energia, além de horas extras.
  • Por último, mas não menos importante, citamos a “ESTABILIDADE”, cuja função é alavancar os dois fundamentos anteriores, ao contribuir para um “cenário menos turbulento” no dia a dia, essencial para o cumprimento das metas na quantidade, qualidade, prazo e custos planejados, possibilitando ainda uma rápida adequação às variações quantitativas (volume) e qualitativas (“mix”) de demanda.

Lembramos ainda que não se trata apenas de parcimônia em consumir os recursos, mas também da redução na geração de poluentes e resíduos nos processos de fabricação de qualquer cadeia de valor, mesmo naqueles de cunho administrativo ou técnico (p.ex: Cadeia de Suprimentos, Área Financeira/Administrativa, Vendas/Marketing, Engenharia, etc).

Faça da sua “Jornada Lean” a “Onda Verde” para varrer os desperdícios em toda a organização!

Os profissionais da WCBM Consultoria Empresarial Ltda. possuem mais de 20 anos de experiência como executivos na indústria, seguidos de 15 anos em consultoria, e já ultrapassaram a marca de 1.000 projetos de base lean com foco em Qualidade, Entrega, Custo e Desenvolvimento da Liderança, implementados em mais de 200 empresas na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e África do Sul.

Caso queira discutir algum tema deste artigo, fale conosco sem compromisso.

Washington Kusabara

Sócio Diretor e Consultor

Fale Conosco