Blog

Visão Geral do Modelo Toyota (11) - Pessoas e Parceiros (“People & Partners”)

Visão Geral do Modelo Toyota (11)

Pessoas e Parceiros (“People & Partners”)

Muitos pensam equivocadamente que trabalho em equipe significa gostar uns dos outros. Trabalho em equipe consiste em respeito pelas pessoas, sua mentalidade e capacidade. É também ter confiança e respeito no seu trabalho, de forma que juntos, possamos ter sucesso como empresa.

Continuamos com a explanação das PESSOAS E PARCEIROS, o terceiro dos 4 P’s do Modelo Toyota (“Philosophy, Process, People & Partners and Problem Solving”), que tem como pressuposto:

 “A Valorização da Organização através do Desenvolvimento de seus Colaboradores e Parceiros”

São três os princípios que derivam das PESSOAS E PARCEIROS, e o segundo deles, foco deste artigo tem como objetivo:

“Desenvolver Pessoas e Equipes Excepcionais que Sigam a Filosofia da Empresa.”

É muito comum a mudança de rumo nas empresas ante as incertezas locais e globais à que são submetidas. Além das mudanças de estratégias de negócios, o “modus operandi” por toda a organização também é afetado quando gestores seniores são substituídos.

Eis a diferença fundamental da Toyota em relação às demais empresas: as estratégias também podem mudar, mas o “modus operandi” permanece. Até pode ser aperfeiçoado, mas se mantem fiel às “origens”, aos princípios.

A Toyota não é contaminada por “modismos” ou por “preferencias” de um ou outro gestor.

É como se a filosofia fosse o “DNA” da empresa, que é fortemente divulgada e mantida por todos os funcionários, que são pessoas e equipes excepcionais gerando resultados notáveis. Como? Trabalhando no Modelo Toyota e seus 14 Princípios.

Simples assim!

Convidamos você a seguir esta matéria (“O Modelo Toyota”) através dos próximos “blogs”.

Forte abraço e até breve!