WCBM Consulting

Metodologias do Sistema Lean de Gestão e da Formação do Especialista Kaizen

Empresas benchmark no tema lean têm em comum em sua jornada de melhoria continua três fases (a sequência das duas primeiras fases poderá variar de acordo com a necessidade / realidade de cada organização):

1. Aprender a executar o Projeto Kaizen (inicialmente aprende-se participando dos Projetos Kaizen e depois através do Evento de Formação do Especialista Kaizen)
2. Aprender a identificar as oportunidades de melhoria alinhadas com as metas da empresa e convertê-las em Projetos Kaizen (planejamento dos Projetos Kaizen)
3. Aprender a sustentar os resultados obtidos através de um Sistema Lean de Gestão (baseado principalmente em Medir, Analisar e Agir) que também conecta a rotina do dia a dia dos gestores em todos os níveis hierárquicos. Nesta fase também se incluem os Projetos Kaizen de Desenvolvimento ou Melhoria (Engenharia) de Produto e Processo por se tratar de projetos mais complexos, e que requerem uma visão dos gestores não apenas tática, mas principalmente estratégica da jornada lean da empresa.