Metodologia Lean Manufacturing: Saiba mais

Lean Manufacturing!

O termo “lean” foi cunhado originalmente no livro “A Máquina que Mudou o Mundo” (The Machine that Changed the World), de Womack, Jones e Roos, publicado nos EUA em 1990, cuja base foi um estudo sobre a indústria automobilística mundial realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Nesse trabalho, o foco foi no Sistema Toyota de Produção, cuja aplicação resultava em significativas diferenças em produtividade, qualidade, entrega, custo, desenvolvimento de produtos e processos, etc, explicando de forma consistente, o sucesso da Toyota.

 

O Lean Manufacturing não se trata de copiar a Toyota

 

Se alguém tentar copiar e colar o que a Toyota faz, mesmo que seja um concorrente do segmento automotivo, certamente não irá obter os mesmos resultados.

Há que se entender que por mais semelhantes que sejam os processos, há diversos fatores que diferenciam as empresas, mesmo naquelas que atuam num mesmo segmento de mercado, pois em cada uma, as necessidades e prioridades são distintas.

É claro que podemos usar de exemplos oriundos da Toyota para exemplificar fundamentos, conceitos e metodologias lean, mas o objetivo neste caso é de entender e adaptar às necessidades específicas de cada empresa.

Daí a importância de iniciar pelo Planejamento. Veja mais sobre este assunto leia o nosso artigo no Blog da WCBM.

 

Então o que é o Lean Manufacturing? Solução? Fundamentos e conceitos? Metodologia?

 

Na realidade é tudo isso e um pouco mais, o Lean Manufacturing é o resultado da aplicação sistêmica dos fundamentos e conceitos lean, alinhados com as necessidades da empresa através de metodologias específicas e adequadas a cada etapa do processo de implementação do Lean Manufacturing.

 

As 6 Etapas para a Implementação da Metodologia Lean Manufacturing

 

1) Definir o que é Valor sob o ponto de vista do Cliente – Metodologia aplicada: “BRM – Business Requirement Mapping”.

 

2) Entender como o Valor é criado nos processos – Metodologia aplicada: “VSM – Value Stream Mapping”.

 

3) Criar Valor de forma contínua – Assegurar fluxo contínuo, sem interrupções.

 

4) Criar Valor apenas quando solicitado/necessário – Sistema “puxado”.

 

5) Buscar a perfeição – Metodologia aplicada: Sistema Lean de Gestão do dia a dia) veja mais sobre este assunto em aqui.

 

6) Desenvolver a sua equipe – Conhecimento, Liderança, Formação e Certificação do Especialista em Melhoria Contínua. Veja mais sobre este assunto aqui.