“PRODUTIVIDADE: FERRAMENTAS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS”

“PRODUTIVIDADE: FERRAMENTAS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS”

O que são ferramentas para a solução de problemas?

Trata-se de algumas técnicas utilizadas para identificar e priorizar os problemas para serem solucionados adequadamente, de forma que não mais se repitam.

As ferramentas são muitas, mas gostaria de focar em duas pouco conhecidas e aplicadas para identificar e priorizar problemas.

Como identificar problemas?

A forma mais comum é “esperar para ver, e depois sair correndo para apagar o incêndio!”

Uma ferramenta pouco conhecida e muito efetiva para identificar problemas é o Mapa da Qualidade.

Os 7 Passos para Criar um Mapa da Qualidade:

  1. Determine as etapas do processo através de observações no Gemba (“lugar onde as coisas acontecem”), desenhe cada etapa em folhas de papel e cole na parede. O mapa deve ser grande, assim todas as etapas serão facilmente visualizadas e terá bastante espaço na sala para adicionar observações.
  2. Reúna as especificações / padrões qualidade para cada etapa do processo, que são as diretrizes críticas para a conclusão bem sucedida de cada etapa, e anote as especificações no campo respectivo.
  3. Levante o método de controle de medição para cada etapa (o método de medição usado para assegurar as especificações definidas, isto é, verificar temperatura, calibres, manômetros, etc. e o método de controle usado para assegurar que o instrumento está correto, isto é, calibração, manutenção preventiva, etc.)
  4. Levante as ferramentas e dispositivos para cada etapa (ferramentas, e dispositivos necessários controle, se houver mais de um dispositivo, liste todos)
  5. Liste os defeitos encontrados / problemas conhecidos associados a cada passo. Descobertos através da observação no Gemba e discussões com os operadores e especialistas.
  6. Faça um “Brainstorming” das possíveis causas dos defeitos para os defeitos encontrados e problemas conhecidos.
  7. Analise as oportunidades – Liste as oportunidades identificadas que precisam ser tratadas, isto é, falta de controles, falta de calibração, ferramentas quebradas, falta de manutenção, falta de padrão, etc.

Exemplo de um Mapa da Qualidade:

Como priorizar os problemas (oportunidades) a serem tratados?

Utilize a Matriz de Impacto vs. Dificuldade (veja a figura abaixo), para priorizar a execução das oportunidades de melhorias identificadas.

O grau de impacto (alto ou baixo) deve ser avaliado em relação ao impacto da oportunidade identificada em relação ao objetivo do projeto.

O grau de dificuldade (alto ou baixo) da  oportunidade deve ser definido ao responder a pergunta: “Se eu tiver disponível todos os recursos, eu consigo implementar a oportunidade de melhoria em uma semana? (por exemplo) Se sim, é baixo, se não, é alto.

Observação 1: algumas oportunidades identificadas poderão ser do tipo “just do it” (parodiando a Nike), ou seja, vai lá e faça! É como trocar lâmpada queimada! São aquelas de baixíssimo grau de dificuldade e de alto ou baixo impacto.

Observação 2: algumas oportunidades identificadas poderão ser na realidade “investimentos”, que não deverão constar do seu plano de ação porque são “projetos”, mas podem compor uma listagem para revisão do seu plano de investimentos, e eventualmente serem incorporados.

Comece a implementação do Plano de Ação pelas ações do Quadrante 1, Quadrante 2 e Quadrante 3. As oportunidades do Quadrante 4 não serão tratadas por razões óbvias (baixo impacto e alta dificuldade).

Conclusão:

Que tal praticar a análise e solução de problemas utilizando o Mapa da Qualidade e a Matriz de Impacto vs dificuldade? Comece por uma linha/célula mais simples, e depois evolua para algo mais complexo.

Aprenda fazendo!

Mas não se esqueça de medir e analisar os resultados obtidos e efetuar correção de rumo para sustentar e melhorar continuamente a Produtividade na sua Empresa.

Fale Conosco:

Se você quiser conversar sobre este ou outro tema da sua necessidade, clique aqui https://www.wcbmconsulting.com/contato e deixe a sua mensagem.

Siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!

Facebook: http://bit.ly/FacebookWCBM  LinkedIn: http://bit.ly/LinkedInWCBM

Washington Kusabara

Sócio Diretor e Consultor

Thanks to Daria Nepriakhina for sharing their work on Unsplash.



Deixe um comentário