Reduzindo 33,5% o Scrap de Injetoras em 45 dias.

Qualquer semelhança com o resultado obtido recentemente por um de nossos clientes após a implementação de um Círculo Kaizen da WCBM Consulting realizado em meados de abril/2021, NÃO é mera coincidência.

Como isso foi possível?

Inicialmente asseguramos que o escopo (17 injetoras em 3 turnos de trabalho) e os objetivos do Círculo Kaizen fossem entendidos por todos os participantes:

  • reduzir o scrap de 2,0% para 1,6% (foco deste artigo)
  • aumentar a disponibilidade das injetoras de 84% para 93% (foco do próximo artigo)

Em seguida, iniciamos o processo de mudança de mentalidade dos participantes ao mudar a abordagem (estado mental dos participantes):

  • de:    Será que vai ser possível reduzir o scrap de 2,0% para 1,6%?
  • para: O que fazer “diferente” para reduzir o scrap de 2,0% para 1,6% aplicando fundamentos, conceitos e metodologias compartilhadas pela WCBM Consulting?

Outro ponto muito importante para o sucesso do projeto é a formação da equipe Círculo Kaizen para o que recomendamos a composição 1/3 + 1/3 + 1/3:

  • 1/3 da área-foco do projeto
    • 1/3 de áreas conectadas com a área-foco do projeto (clientes e fornecedores internos)
    • 1/3 de “forasteiros” (áreas “distantes” da área-foco do projeto) cuja função é de fazer perguntas que os 2/3 acima não fazem mais e enxergar coisas que eles já não vêm mais.

Uma das técnicas aplicadas é o “Diagrama Spaghetti” do processo associado à um Gemba Walk que revela inúmeras oportunidades por observação in loco dirigida a Mão de Obra, Máquina, Material, Método, Meio de Medição e Lay out/Fluxo além de interagir com os operadores.

Como resultado, foram identificadas 79 ideias de melhoria das quais 40 de baixa dificuldade de implementação e alto impacto no objetivo de redução de scrap implementadas de imediato, e as demais de alto impacto e alta dificuldade para implementação em até 30 dias.

O nivelamento do conhecimento dos participantes nos fundamentos, conceitos e metodologia lean manufacturing é essencial para o atingimento dos objetivos, e a WCBM Consulting desenvolveu diversos módulos de treinamento que se alinham com qualquer projeto. Aqui reside muito da base para “enxergar as mesmas coisas sob uma ótica diferente” e identificar oportunidades de melhorias.

A elaboração de um plano de melhoria baseado nas oportunidades identificadas e sua implementação efetiva é fundamental para o atingimento dos objetivos em curto prazo, mas devemos lembrar que melhoria contínua (Kaizen) não é uma lista de melhorias por implementar, mas antes de tudo, uma forma diferente de ver, pensar e agir.

Para finalizar vale registrar que no mês de maio/2021 o resultado do scrap neste cliente WCBM foi de 1,33%, portanto abaixo do objetivo estabelecido de 1,60%.

Conheça outros projetos como este que estejam alinhados com suas necessidades, agendando uma conversa através do e-mail wcbm@wcbmconsulting.com

Washington Kusabara

WCBM Consulting

Diretor de Consultoria

(19) 99860 1955

wkusabara@wcbmconsulting.com

* Crédito pela imagem deste artigo: Kevin Jarrett/Unsplash.



Deixe um comentário