Você acredita na importância do Trabalho Padrão?

Se como gestor você não valorizar o Trabalho Padrão, talvez aí esteja a causa raiz de tantas iniciativas de melhoria se perderem ao longo do tempo em sua organização, pulverizando todos os esforços e recursos investidos.

Como assim?

No meu treinamento e certificação como Senior Management Consultant nos Estados Unidos no final da década de 90, um dos temas marcantes foi sem dúvida o “Standard Work”, ilustrado através do seguinte exemplo:

“Como você capacitaria alguém para identificar de forma eficiente e eficaz quaisquer falsificações do passado, do presente e do futuro de uma moeda (p.ex: o dólar americano)?”

Se você respondeu treinando identificar as falsificações, isto poderia cobrir o passado e o presente, mas e quanto as falsificações do futuro, ainda não disponíveis?

A resposta foi surpreendente:

“Capacitando esta pessoa para identificar a moeda verdadeira.”

Faz todo sentido, concorda? Simples assim.

Agora responda as seguintes perguntas com foco na sua empresa, considerando o Trabalho Padrão como a “moeda verdadeira”:

  • Todos os processos possuem a “moeda verdadeira”?
  • Quantas “falsificações” serão identificadas?

A falta do Trabalho Padrão provoca “variações” na parametrização técnica dos processos e na forma como são executados, gerando não conformidades que impactam diretamente a Segurança, Qualidade, Entrega, Custo e Melhoria Contínua.

Isto porque o Trabalho Padrão se conecta não apenas ao “M” do Método, mas também aos “M’s” da Mão de Obra, Máquina, Material, Medição e Meio Ambiente (com foco em Lay out / Fluxo de Materiais). Senão vejamos:

  • É a ferramenta que nos mostra um método para executar uma tarefa com o mínimo de desperdício, combinando mão de obra, máquinas e materiais necessários de maneira a alcançar a melhor produtividade possível.
  • Trabalho Padrão é a forma mais segura, fácil e eficaz de executar um trabalho para atender uma determinada demanda.
  • Não existe Gerenciamento sem a Padronização dos processos.
  • Como até os melhores processos não são isentos de “MUDA” (desperdício), o trabalho padrão deve ser revisado e melhorado constantemente.

E que benefícios obtemos da implementação do Trabalho Padrão?

  • Permite a estabilidade do processo.
  • Mostra claramente os pontos de início e fim de cada processo, permitindo saber se estamos atrasados ou adiantados em relação ao ritmo demandado.
  • Garante a manutenção do conhecimento dentro da organização.
  • Possibilita a avaliação da condição atual permitindo a identificação e eliminação de problemas no trabalho dos operadores.
  • Permite o envolvimento do operador durante sua elaboração e o compromisso na sua utilização.
  • Referência utilizada como base comparativa para medir e melhorar nossos processos.
  • Fornece a base para o treinamento dos operadores.

Para facilitar a implementação o Trabalho Padrão pode ser dividido em 4 grupos:

  1. Trabalho Padronizado – TP
    1. Utilizado para tarefas manuais repetitivas, geralmente atividades de montagem ou monitoração sistemática de processos.
    2. Deve estar visual no posto de trabalho onde a operação é realizada.
  2. Instrução de Trabalho – IT
    1. Utilizado para descrever como executar tarefas não repetitivas, por exemplo, como ajustar um equipamento, como fazer o setup de um processo, como fazer análises em um laboratório, etc.
    2. Deve estar disponível e de fácil acesso, o mais próximo possível de onde a tarefa é executada.
  3. Condição Padrão de Operação – CPO
    1. Utilizado para documentar os ajustes e setup de um processo para um determinado produto ou serviço.
    2. Deve estar disponível de forma visual no local de trabalho, ao lado do processo ou máquina.
  4. Alerta de Um Ponto – AUP
    1. Utilizado como alerta para o operador, por exemplo, algum requisito de qualidade que se deve ter atenção, alguma situação onde pode haver risco de segurança, algum ponto crítico operacional, etc. Normalmente tem um formato visual, mostrando o “Certo” e o “Errado”.
    2. Deve estar visual no local onde o trabalho é executado.

Se precisar esclarecer algum ponto deste artigo, entre em contato conosco para agendar uma conversa através do e-mail wcbm@wcbmconsulting.com, ocasião em que, se for do seu interesse, podemos ceder modelos de formulários dos grupos de Trabalho Padrão.

Washington Kusabara

WCBM Consulting

Diretor de Consultoria

(19) 99860 1955

* Crédito pela imagem deste artigo: Jinyun/Unsplash.



Deixe um comentário